terça-feira, 31 de março de 2009

Velhas e novas mídias

O ensaio de Caio Túlio Costa na revista Líbero, publicado pela Fundação Cásper Líbero, trata da relação das empresas com as "novas mídias", forma como o autor se refere à Internet ou o celular.
Segundo Caio, a nova mídia não tem sido utilizada em seu potencial pleno de interatividade, sendo apenas um espelho dos diversos conteúdos da "velha mídia" (meios de comunicação de massa tradicionais, como TV, rádio e jornal).
A nova mídia permite interação entre o público e o divulgador, caracterizando-se como meio bidirecional, ao contrário da mídia tradicional, que é unidirecional, quase que ditatorial, já que o receptor da mensagem se mantém passivo.

Fonte: Por que a nova mídia é revolucionária. Líbero 18, dez 2006, p. 19-30.

Sobre o autor: Caio Túlio Costa (Alfenas, 1954) é um jornalista, professor, doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP e executivo na área de comunicação. Trabalhou durante 21 anos no jornal Folha de S. Paulo onde foi editor, secretário de redação, correspondente na Europa, baseado em Paris, diretor de revistas e pioneiro nos investimentos do jornal em internet. Publicou quatro livros, Ética, jornalismo e nova mídia - uma moral provisória (Zahar, 2009), O que é Anarquismo (Brasiliense, 1981), Cale-se (A Girafa, 2003) e Ombudsman - O Relógio de Pascal (Geração Editorial, 2006).

Algumas reflexões sobre o texto do autor:

- Por que a velha mídia não pode se mesclar com a nova? Ex.: Radio Sul America Trânsito, no ar na região da Grande SP, que tem quadros baseados nas informações que chegam à rádio pelos ouvintes transmitidas por ligações, SMSs, emails e mensagens no website.
- Uso do telefone em concursos de TV e rádio: mesmo antigo, seria o telefone considerado uma nova mídia no momento em que ele permite a interação com uma velha mídia?

+Mais sobre o tema:

Conceito de "Novas mídias"
Novas mídias é um termo amplo que normalmente se refere a soma de novas tecnologias e métodos de comunicação para se diferenciar dos canais de comunicação tradicionais como TV, radiodifusão, imprensa, etc.Ele pode ser entendido como um novo canal de distribuição de conteúdo ou como um novo canal de comunicação. As principais novas mídias no momento são internet, celular e IPTV. Para a área de comunicação convém ressaltar que os avanços nessa área podem ser benéficos e lucrativos visto que a partir dessas novas mídas, as empresas podem interagir com seus consumidores de maneira nunca antes conseguida: elas podem ver o que seus consumidor realmente quer, seja através de sites de relacionamento, de blogs e podcasts, ou ainda através de seus próprios sites; desde que os mesmos atraiam seus consumidores.
Fonte: Wikipedia.org

A influência dos planos de Marketing sobre as novas mídias
"Empresas aprovam a realização de estratégias de marketing ousadas em redes sociais, sites de vídeo e mundos virtuais."...
"Veja o caso do diretor de marketing da Fiat, João Batista Ciaco. Ele é um executivo em sintonia com o mundo atual. Qualquer conversa sobre Web 2.0 com ele é uma aula agradável de como a tecnologia permeia nossas vidas. Mesmo assim, ele não sabe o que fazer com duas novidades que acabam de entrar na sua agenda, o serviço de vídeo on-demand Joost e o microblog Twitter. 'Há 15 anos havia uma fórmula de sucesso, bastava um comercial de um minuto no principal telejonal e uma página dupla na maior revista semanal e o retorno era garantido. Hoje, não existe equação assim e temos de conhecer todas essas novidades', analisa."
Fonte: http://computerworld.com.br/gestao/2007/11/05/idgnoticia.2007-11-01.0621025956/

A guerrilha das novas mídias
"Onde a mídia tradicional enxerga baixa nas vendas, as novas reconhecem crescimento de espectadores."
Fonte: http://www.popup.mus.br/2008/06/12/a-guerrilha-das-novas-midias/

Convergência tecnológica e novas mídias
Demonstra a evolução do telefone celular e a integração com outras mídias.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=2oaETr_G0bY

O rádio e as novas mídias
Esse vídeo foi apresentado como parte do trabalho "O Rádio e as Novas Mídias", no período 2008.2, para a disciplina Radiojornalismo ministrada pela professora Kátia Fraga. Demonstra perfeitamente a integração do rádio, considerada uma mídia tradicional, às novas mídias (celular, MP3, Internet).
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=GMRhS-OLHic


Um comentário:

Anônimo disse...

Olá colegas,

Por favor nos adicionem na lista de blogs da classe:

http://midiaepoderemfoco.blogspot.com/

Obrigada!