segunda-feira, 30 de março de 2009

Os desencantados e reencantados Tempos Modernos

Não somos mais modernos e nem pós-modernos, então quem somos e onde vivemos agora? Vivemos em uma neomodernidade, em uma apocalíptica modernidade ou em uma sobremodernidade?

É impossível tentar rotular uma época que acontece tão rápido, que não nos deixa nem ao menos tempo dar a ela um nome ou para tentar entende-la.

O que podemos dizer, sem nenhuma dúvida é que vivemos em uma sociedade midiatizada, sob o controle de uma ditadura do excesso de informação. Desde a hora que acordamos até a hora em que vamos dormir, somos bombardeados por informações que vêm de todos os tipos de mídia possíveis.

Segundo Marc Auge, o surgimento do ciberespaço marca a prioridade do tempo sobre o espaço. Podemos ver isso claramente aqui, nesse blog, em poucos minutos ele foi criado e agora já é capaz de gerar quanta informação for possível. Agora nós, autores instantâneos, estamos bombardeando você de informações. Esperamos que úteis, ao menos!

Esse feudalismo moderno, em que muitas mídias ainda atuam, faz com que vivamos em um sistema fabril de absorção de informações. A informação é gerada, processada e na engenharia pontual desta indústria, nós, receptores, peças chave da grande máquina, ainda continuamos apenas apertando o parafuso. Não seria hora de perguntarmos por que?



Nenhum comentário: